Amigo caminhoneiro, sempre bate uma saudade de pegar o batente com aquele caminhão clássico que marcou época e até hoje é lembrado em nossas mentes e corações. Nessa lista vamos falar de algumas máquinas que construíram a história de nosso Brasil pelas estradas a fora e que talvez você já tenha dirigido uma ou conhece alguém que tenha até hoje e guarda de recordação.
Mercedes L-1620
Quando falamos de clássicos, esse é um dos primeiros que vem à mente. Esse modelo foi um dos campeões de vendas pela Mercedes. Lançado no ano de 1996, se destacou bastante pela potência e também pela capacidade de carga, com torque de 71 mkgf entre 1200 e 1900 rpm e um motor de 6 cilindros com 211 cv.
Scania L111 – Jacaré
O Scania L111 ou “Jacaré” como muitos amantes do modelo chamam, foi lançado em nosso país no ano de 1976, com um motor turbo de 296 cv a 2.200 rpm e 111 mkgf de torque a 1.400 rpm.
Volkswagen 13.130
Lançado em 1981 foi um dos destaques da Volkswagen logo assim que saiu os primeiros modelos classificados como semipesados com 130 cavalos, tendo sucesso garantido. Esse modelo para época era considerado um dos mais modernos, com características interessantes que se destacavam, como a cabine avançada que aumentava o espaço para mais carga e melhorava a visão do motorista.
Scania 113
O Scania 113 está entre os mais famosos caminhões do Brasil por ser o mais vendido da montadora. Para alguns, o mais marcante até mesmo entre os não conhecedores de caminhões. O seu primeiro foi ao mercado em 1991 e foi descontinuado no ano 1998, com um motor de 11 litros de 360 cv.
Volvo N 10 – Bicudinho
O Volvo N.10 ou para os mais íntimos, “bicudinho”. Esse marcou as entradas brasileiras pelo motor 10 litros de 6 cilindros e 263 cv de potência e por ser menos poluente que muitos caminhões durante os anos 80.
Chevrolet D 60
Com certeza você já deve ter visto esse caminhão com cargas mais simples como móveis e materiais de construção. Uma relíquia que é muito usada para fretes e mudanças até hoje. Com um motor Perkins 6 cilindros a diesel.
Mercedes L-1113 – muriçoca
Surgiu em 1969 com um motor de seis cilindros 5.7, de 147 cv e 41 mkgf de torque, mais moderno em comparação ao modelo anterior que foi o 1111. Não é à toa que esse caminhão logo recebeu o apelido de muriçoca, pois caiu nas graças dos caminhoneiros ao se destacar em comparação a outros caminhões da época, por ser mais confortável. Um dos modelos de caminhões mais antigos que ainda circulam atualmente pelas estradas.
Iaê, já dirigiu algum desses? Conta pra gente aí nos comentários.